//Controle de Estoque: Saiba como estabelecer a melhor estratégia

Controle de Estoque: Saiba como estabelecer a melhor estratégia

O estoque é um setor que é extremamente revelante na sobrevivência do negocio principalmente para empresas que manuseiam mercadorias, sejam elas para venda ou produção. Alguns gestores veem o controle de estoque como uma fonte de gastos, e acabam não enxergando o quão importante esse setor é para o bom funcionamento, dos demais setores da empresa.

Se feito de forma incorreta, o controle de estoque por gerar prejuízo, por isso é importante que sua empresa nunca deixe de dar uma atenção especial a ele. Se por um lado essa dificuldade é prejudicial, a eficiência na organização e manutenção no tempo, além de contribuir para um aumento de vendas, gera redução de custos!

 

programa de controle de estoque

 

O ESTOQUE MÍNIMO 

O estoque minimo funciona como uma reserva de emergência dos produtos, garante as necessidades de atendimento durante a espera da chegada de novos pedidos, é geralmente usado durante demandas muito acima da média. Porem para definir o estoque minimo, é necessário saber detalhes sobre os prazos de entrega, sua saída média entre os clientes, além de estar atendo ás possíveis mudanças de tendência. Tudo isso pode se tornar muito mais claro quando temos dados gerados, e mostrados de forma simplificada, Uma das formas mais simples de calcular esse estoque, é multiplicando o prazo de entrega pela demanda média. Se uma loja vende 5 bolsas por dia, e são necessários 10 dias para o recebimento de uma nova encomenda, essa loja precisa ter pelo menos 50 bolsas no estoque.

O ESTOQUE MÁXIMO

Se por um lado a deficiência de certos produtos são refletidos diretamente na perda de vendas, se um produto ficar tempo demais parado, além de ter sua validade comprometida,  ocupam um grande espaço físico, que poderia ser melhor aproveitado se o controle for feito de forma correta.

Conhecer o estoque máximo também é extremante útil na hora de definir o tamanho da compra. A fórmula é simples: Se um produto tem 100 unidades como seu máximo de estoque, e ainda restam 60 disponíveis, apenas mais 40 devem ser encomendadas junto ao fornecedor. Por mais que pareça ser simples de manter esses números, se feito de forma inadequada, podem gerar grandes perdas financeiras.

Dada a importância da eficiência de controle de estoque, o auxilio da tecnologia é cada vez mais valorizado em gestões de sucesso, o bom planejamento desse setor blinda sua empresa contra erros que podem ser evitados com o uso da tecnologia a nosso favor.