//O que é a Flexibilidade Logística e por que é importante?

O que é a Flexibilidade Logística e por que é importante?

Independente do segmento, saber se adaptar as novas tendencias é uma habilidade que cada vez mais é essencial para o desenvolvimento do negócio. A logística demanda flexibilidade logística, uma vez que é formada por uma cadeia de processos, e quanto mais complicados forem esses processos, mais difícil é implementar mudanças de sucesso no setor.

flexibilidade logistica

Empresas que se mantem relevantes no mercado, sabem se adaptar as mudanças, e isso se dá a eficiência da gestão.

Entendendo a Flexibilidade Logística

Dentro da Logística, além de controlar os processos de distribuição e armazenagem, é preciso entender as demandas do mercado e do cliente. Aí que entra a flexibilidade, basicamente ela consiste na emissão rápida de respostas, e na adaptação ás exigências do mercado com o minimo de dificuldade.

Plataformas como o BiBlue são de extrema importância na hora de desenhar processos que busquem ser o mais enxutos e ágeis possíveis, tornando a cadeia de suprimentos ainda mais eficientes, eliminando qualquer desperdício.

Como Implementar a Flexibilidade

Como a distribuição é composta por várias etapas distintas, existem inúmeras maneiras de implementa-la, acompanhe a seguir alguns exemples de implementação e considere as que mais se identificam ao seu negócio.

ESTRATÉGIA

O estudo das tendencias do mercado, novidades, e até dos concorrentes, contribuem para a melhora dos processos de uma empresa, e uma futura implementação de melhorias. É de extrema importância estar atento a tudo que acontece no setor, e se esforçar para antecipar possíveis mudanças, e porque não, se beneficiar delas.

TRANSPORTE

A continuidade do ciclo de transporte é importantíssimo para o bom andamento da distribuição das mercadorias. E para garantir isso, a plataforma do BiBlue garante informações detalhadas aumentam o ritmo de entregas.

O estudo dos melhores trajetos é a chave para que o percurso seja comprido da forma mais eficiente e rápida possível. A otimização das rotas deve ser feita por meio de um software de roteirização, um grande aliado na escolha de trajetos que agilizam a velocidade que as remessas são feitas, levando a eficiência da frota a um novo nível.