//Força de Vendas: Alavanque a gestão de suas equipes!

Força de Vendas: Alavanque a gestão de suas equipes!

A gestão de equipes voltadas a força de vendas é um grande desafio para muitos gestores. Um dos primeiros passos para a melhor gestão de sua equipe de campo são ações que buscam melhorar a relação entre as diversas partes envolvidas, sempre buscando superar os desafios contanto com a participação de todos.

Entretanto, diversos fatores influenciam diretamente nos resultados da empresa. Os responsáveis pela gestão precisam acreditar na empresa e naquilo que ela faz, sempre buscando auxiliar e motivar a equipe de vendas. Para que as vendas comecem a acontecer, é importante que as metas façam sentido. Tudo fica mais fácil quando todas as partes envolvidas acreditam fielmente que toda meta é alcançável!

1 – Foco aos objetivos

time força de vendas

Antes de mais nada, é de extrema importância que a equipe saiba exatamente os objetivos da empresa. Uma vez que a empresa e sua equipe de vendas não estão alinhados, a relação entre as duas partes fica enfraquecida principalmente por eles não compartilharem da mesma visão, muito menos dos mesmos objetivos. Os números e as informações devem ser compartilhados pelo Líder com o time de modo que as metas fiquem claras. Dessa forma a responsabilidade do objetivo é compartilhada por todos e assim fica bem mais fácil traçar maneiras de atingir tais metas!

2 – Comunicação é a base da força de vendas

comunicação força de vendas

Ter uma boa comunicação entre o time que compõe a força de vendas é o primeiro passo para o sucesso das vendas, e consequentemente o aumento do lucro empresa. Como já discutimos aqui no blog, a plataforma de comunicação usada entre os envolvidos, além de visar puramente a velocidade, também deve levar em conta aspectos como a organização. É bastante comum que em grupos grandes de vendedores, algumas vezes alguns possam vir a se perder no assunto tratado, dentre as centenas de mensagens enviadas com o passar do tempo. Manter todos os assuntos tratados de forma documentada e organizada, além de servir como respaldo para possíveis problemas futuros, facilita o entendimento de todos os envolvidos sobre a situação atual das vendas.

3 – O conhecimento deve ser um diferencial

conhecimento força de vendas

Sua equipe deve entender do que vende!

A força de vendas deve se diferenciar por conta do seu conhecimento especializado no segmento em que trabalha. As pessoas que fazem parte do time devem sempre buscar conhecer cada vez mais o produto, os consumidos e o mercado onde estão inseridos como um todo. Com um conhecimento de alto nível sobre os produtos ou serviços, é natural que os vendedores se tornem referência no mercado com o passar do tempo, gerando um grande relacionamento com os clientes, além de uma enorme cadeia de networking. Isso faz com que o negocio se alimente de forma orgânica, aumentando a lucratividade da empresa.

 

4 – Tenha uma postura diferenciada

conhecimento força de vendas

Por ser considerada uma elite de vendas, a força de vendas deve se destacar, principalmente, por conta de sua postura diferenciada em relação ao trabalho. Possuir atributos como proatividade, dedicação, antecipação de demandas, necessidades e projetos, devem ser adotados por toda a equipe, sendo diferenciais que devem ser estimulados e valorizados pela empresa.